A Secretaria Adjunta de Inclusão de Cuiabá realizou em 22 de maio, no auditório da Universidade de Cuiabá (Unicuiabá), unidade Beira Rio, o 4º Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade, com o tema “Esporte como Ferramenta de Inclusão e Transformação Social em Cuiabá”. Coordenado pelo secretário-adjunto de Inclusão e Acessibilidade, Andrico Xavier, o encontro reuniu representantes do poder público, da sociedade civil, profissionais da área esportiva, pessoas com deficiência e instituições ligadas à pauta.
O fórum integra uma agenda anual instituída pela Prefeitura para construir, em conjunto com a sociedade, diretrizes para a política municipal de inclusão. As três edições anteriores trataram de saúde, educação e direitos, consolidando o evento como espaço de escuta entre gestão e movimentos de PCDs em Cuiabá.
O recorte do esporte dialoga com uma agenda em curso na capital. Em maio, foi sancionada lei de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (Podemos) que cria a Semana Municipal do Paradesporto, a ser realizada preferencialmente na quarta semana de setembro, em paralelo ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A programação prevista pela lei inclui atletismo, bocha paralímpica, tênis de mesa, badminton e futebol para pessoas com deficiência visual.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, e o secretário-adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, manifestaram apoio à Semana do Paradesporto, que deve compor o calendário oficial do município a partir deste ano. A modalidade adaptada é vista pela gestão como vetor de autonomia, sociabilidade e visibilidade de atletas com deficiência.
O 4º Fórum não divulgou, até a publicação desta reportagem, deliberações formais nem documento final com recomendações. A Prefeitura informa que o evento integra “uma agenda permanente de diálogo e construção coletiva”, abordando acessibilidade, mobilidade urbana, educação, saúde e garantia de direitos.
Fontes: Prefeitura de Cuiabá e Conheça Mato Grosso, maio de 2026.
Deixe um comentário